segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Cartas a uma Jovem Matemática – Ian Stewart

Foi outro dos livros que li este verão e que me veio “parar” às mãos através da minha filha mais nova, Susana, também ela estudante de Matemática (Aplicada, no IST).
Gostei de ler os conselhos de Ian Stewart e é um livro que aconselho a quem gosta de Matemática. Um dos muitos conselhos que dá e que subscrevo:
Lê mais do que só a tua disciplina.
Não leias só o livro recomendado. Procura alguns livros sobre o mesmo assunto ou assuntos parecidos. Lê-os, mas de forma mais ou menos descontraída. Salta por cima de tudo aquilo que pareça demasiado difícil ou demasiado chato. Concentra-te no que quer que seja que te chame a atenção. É fantástico o quão frequentemente irás ler algo que venha a ser útil na semana seguinte, no próximo ano.
Fiquei também a saber que orienta doutoramentos e que tem muito orgulho “nas minhas filhas matemáticas, a maior parte das quais veio de Portugal, onde desde há muito tempo que a matemática é vista como uma actividade adequada a mulheres. Todas as minhas filhas portuguesas continuaram a fazer matemática.” Na nota 14 fala da sua primeira “filha”, Isabel Laboriau.
Resta dizer que Ian Stewart é professor de Matemática na Universidade de Warwick e director do Mathematics Awareness Centre. Escreveu mais de 140 ensaios de investigação sobre assuntos tão diferentes como simetria na dinâmica, formação de padrões, caos e biologia matemática e também vários livros, onde se incluem Deus Joga aos Dados?, What Shape Is a Snowflake?, Nature’s Numbers, The Annotated Flatland, e Flatterland. Foi eleito membro da Royal Society em 2001. Vive em Coventry, Inglaterra.

Sem comentários: