terça-feira, 25 de agosto de 2009

A Viagem do elefante de José Saramago

Mais um livro lido estas férias... Fartei-me de rir!
Mesmo doente, José Saramago descreve com humor, ironia e ternura a viagem do elefante Salomão e da sua comitiva até Viena de Áustria. Baseado num facto verídico, Saramago, conseguiu muito bem ficcionar as motivações, os personagens, a viagem…
Nesta altura devem estar a perguntar-se” mas porquê a referência a este livro num blog matemático?” Pois é, a Matemática está em todo o lado… Até Saramago não resistiu em escrever um parágrafo acerca da evolução do valor da antiga medida de comprimento, a légua (inicialmente de 7500 pés ou 1500 passos).
Por causa dele andei a pesquisar na Wikipédia:
Légua era a denominação de várias unidades de medidas itinerárias (de comprimentos longos) utilizadas em Portugal, Brasil e em outros países até à introdução do Sistema Métrico. As várias unidades com esta denominação tinham valores que variavam entre os actuais 4 e 7 quilómetros.
Em Portugal, durante o período de transição das antigas unidades de medida para o sistema métrico, por Decreto de 2 de Maio de 1855, foi estabelecida a Légua métrica, equivalente a 5.000 metros.

Sem comentários: